Quem inventou a garrafa térmica? Confira a História!

Muitas pessoas já devem ter se perguntado quem inventou a garrafa térmica. Por isso, vamos contar a história para vocês. Vamos lá?

Quem inventou a garrafa térmica?

A Garrafa Térmica foi inventada em 1892 pelo físico e químico escocês James Dewar, que na época foi originalmente feita para fins científicos, como uma forma de manter fria a temperatura de certos líquidos e gases usados em seus experimentos. A garrafa térmica anteriormente não tinha o tamanho atual e era somente um frasco a vácuo, ela foi adaptada anos mais tarde para os dois frascos juntos colocados um dentro do outro que se unem no pescoço.

Mais especificamente, James Dewar criou a garrafa térmica durante suas investigações sobre o calor específico do paládio. Para manter a temperatura do metal constante, ele construiu uma câmara de latão que foi colocada dentro de outra câmara. O ar entre as duas câmaras foi evacuado para criar um vácuo parcial, o que permitiu a estabilidade da temperatura.

A necessidade desse frasco isolado levou à criação da garrafa térmica, que se tornou uma ferramenta essencial para experimentos químicos, além de um item comum nas residências. Novos materiais, como vidro e alumínio, foram posteriormente usados para desenvolver o frasco. Apesar da popularidade da garrafa térmica, Dewar se recusou a patentear sua invenção.

Inicialmente, a garrafa térmica era chamada de “frasco Dewar”, mais tarde, quando James recusou a patente, 2 alemães artesãos Reinhold Burger e Albert Aschenbrenner, após experimentarem o vidro soprado, descobriram que os frascos poderiam ser utilizados para manter a temperatura das bebidas e alimentos.

Eles criaram uma versão mais durável do frasco que era adequada para o uso diário, e embora o design do frasco Dewar não tenha sido patenteado, foram os alemães que descobriram a aplicação comercial, batizaram-no de Thermos e solicitaram os direitos de marca e invenção. Dewar tentou reivindicar os direitos exclusivos da invenção, mas a empresa venceu a disputa legal.

A produção e a eficácia da garrafa térmica foram significativamente aprimoradas por Gustav Robert Paalen, um inventor de Viena, que projetou vários tipos de frascos para uso doméstico, que ele patenteou e distribuiu amplamente.

Foi somente em 1904 que a garrafa passou a ser vendida como produto consumível para manter a temperatura dos alimentos.

Ao longo dos anos a garrafa começou a ser vendida entre a burguesia e nobreza, passando a representar uma certa condição de privilégio e riqueza. Após ser comercializada em maior escala, mais variações de tamanhos e cores começaram a surgir trazendo mais diversidade, criatividade e praticidade.

Em 1947, um uruguaio chamado Jorge Ardrizzo chega ao Brasil. Em 1958, após comprar uma fábrica chamada Termobrás, ele convida Leon Spalter, seu amigo de infância, e criam uma marca que viria a se tornar referência mundial em conservação térmica. Nascia ali, a Termolar. Neste mesmo ano, lançam a primeira garrafa térmica produzida pela empresa, chamada Brasília.

Benefícios da Garrafa Térmica

Após descobrir quem inventou a garrafa térmica, saiba que há muitos benefícios em se ter uma garrafa térmica, principalmente porque são práticas sendo fáceis de transportar, tem uma ampla variedade no mercado tornando-a mais acessível, além de terem um ótimo custo benefício, visto que você economiza tanto em energia ou gás para ficar esquentando suas bebidas, como em gelo ou eletricidade para o resfriamento.

Mas além destes, tem benefícios que fazem com que a marca Termolar seja reconhecida como referência mundial em conservação térmica, confira:

  • Facilidade de higienização dos produtos
  • Conservação térmica diferenciada
  • Design exclusivo
  • Funcionalidade projetada para aprimorar a experiência de uso
  • Uso de matéria-prima atóxica e aprovada para contato com alimentos
  • Alta resistência
  • Destaque em tecnologia
  • Sua garrafa térmica quebrou por dentro? Saiba que ela possui conserto!
  • Vendemos peças para garrafa térmica para qualquer eventualidade
  • Alguns de nossos modelos de Garrafas Térmicas podem aguentar mais de 20h quente e mais de 36h frio
  • Alguns modelos têm até 5 anos de garantia

E aí, o que achou da história sobre quem inventou a Garrafa Térmica? Comente aqui se você já sabia de alguma dessas informações.

Termolar, tudo que é bom dura mais!

1 comentário em “Quem inventou a garrafa térmica? Confira a História!”

  1. Baita história da Marca Termolar, a garrafa dos gaúchos, a marca do RS. Tenho quase todos os produtos Termolar, fiquei mais fã da Marca. Bonita, funcional, rolhas mais versáteis de todas as marcas concorrentes.🧉

    Responder

Deixe um comentário