Benefícios do chá. No verão ou no inverno, oito motivos para incluir chá em sua rotina

Que tal começar o dia de forma diferente? Uma boa xícara de chá pode impulsionar e motivar a buscar novidades para sua vida. Com frutos, ervas e flores pode-se criar alquimias para aquecer no inverno e refrescar no verão.

Separamos oito dicas para você apreciar um bom chá e criar bons momentos:

1 Energéticos

Quem quer uma bebida quente com menos cafeína? Mas ainda precisa de um empurrãozinho para despertar? Uma ótima opção é uma xícara de chá preto, que tem cerca de 50% menos cafeína. O chá verde também possui pequenas quantidades de cafeína e ainda adiciona um pouco de vitalidade à sua rotina.

2 Antioxidantes

Os antioxidantes são moléculas que protegem as células, combatendo os radicais livres. Isso quer dizer que eles ajudam a reduzir o risco de certas doenças. Você deve ter ouvido falar de alguns alimentos que contém antioxidantes em sua composição, como chocolate amargo, couve, aveia, azeite, entre outros. Infusões de cavalinha, dente-de-leão, erva-doce e boldo também estão nesta lista.

3 Para manter a boa forma

Existem estudos que sugerem que a cafeína e os polifenóis do chá podem ajudar na perda de peso. O chá verde estimula a perda calórica, Porém não existe consenso sobre essa questão, o ideal é verificar com um nutricionista para identificar qual a melhor maneira de incluir chás, com este propósito, sem prejudicar sua saúde.

4 Indicados para o coração

Muitas pesquisas indicam que o chá, especificamente os chás verde e preto, são bons para o coração, uma vez que melhoram os níveis de colesterol e reduzem o risco de acidente vascular cerebral.

5 Alívio para dores e descontos

Infusões de ervas, como camomila, são antiespasmódicos, portanto muito recomendado para quem tem síndrome do intestino irritável. O mentol encontrado no chá de hortelã-pimenta também pode ajudar com dores de estômago. Há muito se sabe que o gengibre ajuda com náuseas. O mesmo vale para os chás de gengibre. Eles certamente vão combater os enjoos matinais e tratar a indigestão crônica.

6 Mais vitalidade para a pele

O chá preto pode ajudar a aliviar a dor e reduzir o inchaço em pequenos cortes, arranhões e contusões. E se você tiver uma erupção cutânea ou pisar em alguma hera venenosa, tome banho de chá preto, pois pode ajudar a aliviar a inflamação. Infusões como a camomila é uma opção calmante e ajuda a diminuir a vermelhidão da pele.

7 Para diminuir o risco de doenças neurológicas

Beber chá regularmente pode diminuir o risco de doenças neurológicas, prevenindo problemas cognitivos no cérebro que levam a Parkinson ou Alzheimer. Tudo isso por causa de substâncias como teoflavinas, as catequinas, e a L-teanina, comumente encontradas nos chás.

8 Fique mais relaxado

Há uma razão para desenvolver o hábito de tomar um chá antes de dormir. É relaxante e ajuda a diminuir os níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse. Bom para dormir melhor.
Viu só, como a ideia de incluir chá na rotina pode melhorar sua qualidade de vida?
Temos uma linha de produtos ideal para todos os tipos de chá, como o Bule Dama, e o Bule Luna que contém um infusor de chás dedicado.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com quem também pode se beneficiar destas dicas.

Deixe um comentário