O chimarrão é um ícone da cultura gaúcha e está sendo cada vez mais exportado Brasil afora. Mas um bom entendedor sabe que para um excelente mate é necessária uma excelente cuia. E para se ter uma excelente cuia, é preciso tratar ela com cuidado e aprender a como lavar cuia de chimarrão do jeito certo.
Por isso, a Termolar resolveu criar um conteúdo explicando como lavar cuia de chimarrão – tanto a tradicional feita de porongo quanto a nossa cuia térmica. Além disso, ensinaremos o processo de como lavar uma cuia de porongo nova – processo conhecido como cura – e também como tirar o mofo da sua cuia de porongo. E se você estiver interessado em produtos térmicos ideais para o primo do chimarrão, o tereré, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre garrafa para tereré!
“Curando” a Cuia de Porongo Nova
A “cura” da cuia de porongo pretende eliminar o amargor desse fruto, além de aumentar a durabilidade e resistência do objeto. A forma mais tradicional de curar sua cuia é com erva-mate, como iremos ensinar agora:
- Preencha a cuia com a erva-mate até o topo
- Despeje água quente na cuia até preencher o recipiente
- Deixe descansar por um dia com a infusão
- No dia seguinte, descarte a mistura líquida e os restos de erva-mate
- Enxágue cuidadosamente com água corrente, certificando-se de remover qualquer resíduo de erva
- Deixe a cuia escorrer, virada para baixo, em um escorredor de louças limpo
- Após secar completamente, sua cuia estará pronta para ser usada normalmente
Esse processo assegura que sua cuia esteja pronta para a utilização sem sabores indesejados!
Como lavar Cuia de Chimarrão de Porongo no Dia a Dia
A primeira coisa que você precisa saber é que o porongo não é um material normal como aço ou inox. Portanto, você não deve usar sabão ou qualquer outro abrasivo para lavá-la. O jeito correto de lavar sua cuia é:
- Tire a erva-mate da cuia e lave o recipiente sob água corrente.
- Utilize um papel-toalha limpo para secar a cuia, removendo qualquer umidade excessiva e resíduos de erva restantes.
- Faça um enxágue adicional com água fervente na cuia.
- Posicione a cuia virada para baixo no escorredor de louças e deixe secar completamente.
Apesar de ser um pouco diferente de lavar um produto normal, é um processo fácil e rápido que garante sua cuia limpa e funcional.
Como Tirar O Mofo Da Cuia
Por ser um fruto, o porongo é poroso, e pode adquirir mofo e bolor em lugares com muita umidade e pouca circulação de ar, sobretudo nas bordas e, no fundo da cuia. Se sua cuia estiver mofada, utilize o seguinte processo para remover esse problema:
- Ferva água em quantidade suficiente para preencher a cuia.
- Despeje cuidadosamente a água fervente na cuia, focando nas áreas afetadas pelo mofo.
- Permita que a cuia fique cheia de água quente por alguns minutos.
- Utilize uma esponja macia e limpa (sem adição de produtos) para delicadamente esfregar as paredes da cuia.
- Encha novamente a cuia com água quente e adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe a solução agir por duas horas.
- Enxágue a cuia sob água corrente e a deixe secar no escorredor de louças, virada para baixo.
Importante lembrar que, seguindo à risca os processos descritos anteriormente, você irá ajudar muito a sua cuia a não mofar.
Como Lavar Cuia de Chimarrão Térmica Termolar
Para saber como lavar cuia de chimarrão e garantir maior durabilidade, você precisa apenas lavá-la com água morna e sabão neutro após cada utilização. Recomendamos evitar o uso de esponjas abrasivas, escovas de metal e objetos pontiagudos, que podem danificar o revestimento interno. Deixe-a secar antes de guardar, não coloque em máquina de lavar louça e não a exponha a umidade excessiva por mais de 9h.
A cuia de porongo é uma tradição gaúcha que nunca morrerá. No entanto, se você está interessado numa cuia que não irá contrair mofo, pode ser lavada com sabão e mantém a temperatura do seu chimarrão por mais tempo, a cuia térmica é a opção certa para você. E uma cuia térmica da Termolar é juntar a tradição de mais de 60 anos de história com a inovação dos produtos térmicos!
Termolar, tudo que é bom dura mais!