A garrafa térmica possui uma tecnologia bem simples, inventada por James Dewar, um químico e físico inglês que queria conservar soluções em laboratório. A invenção consiste, até hoje, em isolar uma substância por meio de um vaso de vidro de paredes duplas com um espaço no meio, fechado a vácuo. As paredes recebem um revestimento metálico, formando superfícies espelhadas.
Isso aconteceu por volta de 1890 e pouco tempo depois, em 1903, Reinhold Burger, um alemão fabricante de vidros patenteou a garrafa térmica para uso doméstico.
Ela passou a ser comercializada entre nobres e burgueses e começou a aparecer nos mais diversos ambientes a partir da sua conveniência.
Caças, viagens, passeios de automóvel e de balão, neste período, contavam com a presença de uma garrafa térmica. E assim começa a jornada da garrafa térmica para ir além de sua funcionalidade e conquistar significado e valor agregado pela sua aparência.
A princípio, enquanto esteve acessível apenas para este perfil, o objeto começa a representar status, conforto e privilégio.
Depois de popularizada, ela passa a ser comercializada em escala industrial e, com o passar do tempo, adquire variações, modelos e cores para comunicar a conveniência de sempre para todas classes.
Hoje, uma garrafa térmica é percebida como um objeto de decoração. Não apenas porque pode ser inserido em projetos decorativos harmonizando com os mais diversos ambientes, mas também por contar com criatividade e beleza na fase do design de produto.
Materiais, cores, formatos e ergonomia são elementos que, conforme são propostos ao consumidor, oferecem alternativas para simbolizar status, aconchego, aventura, família, entre outros atributos que vão além da conservação térmica.
Tenho duas garrafas novas sem vidros pq quebrou e eu gostaria de repor o vidro e não sei onde encontrar.
Olá, Eliete! Entraremos em contato pelo e-mail que você cadastrou aqui e te auxiliaremos a encontrar o vidro certo para suas garrafas!
Com carinho,
Equipe Termolar 💙