Muitos se perguntam como funciona a garrafa térmica e como ela mantém a temperatura por tanto tempo. Hoje, vamos entender o seu material e como ela funciona para que isso aconteça. Afinal, parece meio mágico que uma garrafa possa manter líquidos frios ou quentes independentemente da temperatura do ambiente. Mas antes de entendermos o seu funcionamento, vamos ler brevemente sobre a história:
História da garrafa térmica:
A garrafa térmica foi inventada em 1892 pelo escocês, físico e químico James Dewar. Era constituída por dois recipientes que iam um dentro do outro e se juntavam no gargalo. A garrafa foi construída inicialmente para fins científicos e não tinha nenhuma ligação alimentícia, pois James Dewar usava para manter baixa a temperatura de alguns líquidos e gases que usava para experimentos.
Inicialmente, a garrafa térmica se chamava “Frasco Dewar”, posteriormente, após James negar patentear, dois alemães descobriram que a garrafa podia manter as bebidas quentes ou frias, resolveram aprimorá-la com vidro e a desenvolver para o comércio de itens de uso diário. Assim, a garrafa passou a se chamar Thermos e em 1904 começou a ser vendida como meio de consumo para a manutenção de temperatura alimentícia.
Apesar de ao longo do tempo os materiais utilizados terem mudado, o princípio de funcionamento ainda é o mesmo de antigamente. Vamos dar uma olhada?
Como funciona a garrafa térmica:
A propagação do calor na garrafa é feita por três processos: convecção, condução e irradiação. E, para ocorrer a troca de calor lá dentro, é necessário que a garrafa seja de vidro (mau condutor de calor), com paredes duplas, e vácuo entre elas, pois assim o espelho reflete as ondas de calor as mantendo aprisionadas.
Para proteger a garrafa de uma possível convecção (o processo pelo qual ocorre o movimento das partículas), uma tampa hermética bem fechada é colocada. Ao refletir as superfícies interna e externa da ampola, evita-se a troca de calor por radiação, pelo que as ondas eletromagnéticas são refletidas do conteúdo para o exterior e do ambiente para o interior da garrafa.
Sendo assim a temperatura dentro da garrafa pode ser mantida por várias horas. Porém, o sistema não é eficiente por tempo ilimitado e a temperatura do recipiente vai equilibrar com a do ambiente depois de algum tempo.
Curiosidades Sobre Nossas Garrafas:
- Alguns de nossos modelos de Garrafas Térmicas podem aguentar mais de 20h quente e mais de 36h frio.
- Sua garrafa térmica quebrou por dentro? Saiba que ela possui concerto!
- Vendemos peças para garrafa para qualquer eventualidade.
- Alguns modelos têm até 5 anos de garantia.
É extremamente positiva a evolução das garrafas térmicas ao longo dos anos, só assim foi possível o uso de materiais com qualidade tão excelente.
Uma garrafa térmica de qualidade garante mais tempo útil a você, evitando a necessidade de estar sempre reesquentando ou colocando a gelar bebidas que já mudaram sua temperatura inicial. Além de durar muitos anos com a mesma eficácia.
Agora que as garrafas evoluíram e podem nos atender perfeitamente no cotidiano, que tal curtir os bons momentos? Ah, e se você já imaginava ou achou fácil o funcionamento da garrafa, conte para gente aqui nos comentários.