Guia Prático: Como Curtir A Cuia

Saber como curtir a cuia, ou curar, é um procedimento que todos que querem aproveitar ao máximo o gosto do mate devem fazer se ela for de um material orgânico, como o porongo. Esse processo só precisa ser feito uma vez, e visa intensificar o gosto da erva-mate e retirar o gosto da própria cuia, além de aumentar a durabilidade e a resistência.

Cuia térmica rosa da Termolar

Nascida no Rio Grande do Sul, a Termolar sabe a importância de juntar uma roda de amigos e fazer um bom mate. Por isso, criamos um guia prático para você aprender a como curtir a cuia e aproveitar o máximo potencial da sua bebida!

E se você quer saber sobre os diversos usos que uma cuia pode ter, descubra mais no nosso conteúdo sobre tipos de cuia.

Como Curtir a Cuia De Porongo

Para aprender a como curtir a cuia de porongo, siga estes passos simples:

  • Encha a cuia até a borda com erva-mate.
  • Despeje água quente na cuia até atingir a capacidade máxima.
  • Deixe a mistura em infusão por um dia inteiro.
  • No dia seguinte, descarte o líquido e os restos de erva-mate.
  • Enxágue minuciosamente sob água corrente, garantindo a remoção de quaisquer resíduos de erva.
  • Deixe a cuia secar completamente, virando-a de cabeça para baixo sobre um escorredor de louças limpo.
  • Após a completa secagem, sua cuia estará pronta para uso regular.

Ao seguir esses passos, você estará preparando sua cuia de porongo para ser utilizada, garantindo um melhor sabor e prolongando sua vida útil.

Curtindo A Cuia Térmica Termolar

Chimarrão sendo feito na cuia térmica da Termolar

Se você adquirir uma cuia térmica Termolar, a única coisa que precisa fazer é curtir (literalmente)! Não existe nenhum procedimento anterior em relação à cuia – é só botar a erva e sair usando. O ideal para beber mate é escaldar a cuia antes, colocando um pouco de água quente.

Ao contrário do porongo, que se não for curado deixa gosto na erva, uma cuia inox jamais vai deixar gosto na erva. A experiência de tomar um chimarrão nessa cuia é sentir o verdadeiro sabor da erva, livre de qualquer gosto adicional que o material orgânico pode deixar. Então uma cuia térmica resolve dois problemas em um: não precisa curar e não deixa sabor.

Cuia Tupi

Unindo a tradição em qualidade térmica que a Termolar tem no Rio Grande e no Brasil com a inovação que sempre nos moveu, foi criada a Cuia Térmica Tupi. 100% em inox, com isolamento térmico a vácuo, design exclusivo e ainda mais durabilidade, essa cuia é uma nova experiência com a erva-mate.

Além disso, essa cuia pode ser personalizada com seu nome e possui várias opções de cores diferentes. E para garantir a temperatura ideal em todas as etapas, quem sabe uma garrafa térmica para acompanhar?

Termolar, tudo que é bom dura mais!

Deixe um comentário