Cold Brew: Saiba como fazer

Uma alternativa ao tradicional café quente está ganhando cada vez mais popularidade. O Cold Brew é um café feito para ser bebido com gelo, ideal durante os meses quentes de verão.

Para você aprender tudo sobre como fazer o Cold Brew e quais são seus benefícios, a Termolar falou com Ramon Fonseca, Especialista em cafés e Head Barista da William & Sons Coffee Co (boutique cafeteria e micro torrefação de cafés especiais), e criou um conteúdo repleto de dicas sobre essa bebida diferenciada!

Receita

Copo com cold brew pronto para beber

Sua preparação exige algumas horas de infusão, permitindo que fique armazenado na geladeira por até 3 dias sem comprometer seu sabor. Então uma boa dica é fazer bastante de uma só vez, sem se preocupar em beber rápido!

Ingredientes:

  • Café (moagem grossa)
  • Água filtrada
  • DICA DO RAMON: “O melhor café para Cold Brew é o café especial que a gente encontra em torrefações e cafés especializados na bebida.”

Modo de preparo:

  • Em um recipiente de vidro ou jarra, adicione 1 xícara de café moído para cada 4 xícaras de água filtrada.
  • Mexa o café moído e a água até ficarem totalmente misturados.
  • Cubra o recipiente com uma tampa ou filme plástico e deixe descansar na geladeira de 12 a 18 horas.
  • Após o tempo de infusão, coe a mistura usando um filtro de café ou pano de musselina.
  • Sirva seu Cold Brew com gelo (a diluição do gelo é muito importante para aumentar a Drinkability) em um copo térmico e ele está pronto para ser bebido. Adicione leite, xarope ou muitas outras bebidas para ajustar o sabor conforme desejado. Importante sempre mantê-lo na geladeira! Enjoy!
  • DICA DO RAMON: “Eu gosto bastante da proporção de 1g de café para 10 ml de água. E gosto de tomar meu Cold com bastante gelo, suco de laranja e tônica. Parece estranho, mas é uma delícia.”

Benefícios do Cold Brew

O Cold Brew não apenas inova no sabor, como também é benéfico para seu bem-estar no dia a dia.

  • Menor acidez estomacal: Devido ao processo de preparação com água fria, o cold brew tende a ser menos ácido do que o café quente tradicional, sendo uma opção mais suave para pessoas com sensibilidade estomacal.
  • Cafeína: O Cold Brew possui bastante cafeína, o que pode ser um benefício para pessoas que buscam um aumento de energia e foco.
  • Antioxidantes: Assim como o café quente, o Cold Brew contém antioxidantes que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo, contribuindo para a saúde celular e o bem-estar geral.
  • Versatilidade: O Cold Brew pode ser consumido puro, com leite, com gelo ou usado em diversas receitas, como smoothies, shakes e drinks.

Qual A História Do Cold Brew?

O cold brew tem sua origem na guerra, e foi criado por motivos militares (por essa você não esperava, né?). Os holandeses foram os primeiros a “infusionar” o café com água, visando ter a bebida pronta enquanto se movimentavam para não terem que parar enquanto estavam na batalha.

Não muito tempo depois, os japoneses começaram a preparar esse café, assim como já faziam também com o chá gelado (se você quiser mais bebidas refrescantes para fazer no verão, confira também como fazer chá gelado). Sua fama veio assim, quando no Japão se difundiu como uma bebida bem versátil.

Diferença Entre Cold Brew x Café Gelado

A principal diferença entre o Cold Brew e o café gelado está no método de preparo e no sabor resultante.

Método de Preparo:

Cold Brew

No Cold Brew, o café é preparado por meio de uma infusão a frio, onde o café é deixado em contato com água fria por um longo período, geralmente de 12 a 18 horas. Esse método de extração lenta resulta em uma bebida suave, menos ácida e com sabor mais intenso.

Café Gelado

O café gelado, por outro lado, é preparado tradicionalmente com café quente, que é resfriado e, em seguida, servido com gelo. Pode ser feito por métodos de preparo convencionais, como filtragem ou espresso, seguido do resfriamento. O café gelado geralmente mantém algumas das características do café quente, incluindo sua acidez.

Onde Beber Cold Brew?

Imagem de um homem preparando cold brew no copo térmico da Termolar

A Termolar sabe da importância do café na vida do brasileiro. Não importa se é quente ou gelado, o copo térmico faz você aproveitar ele por horas na temperatura certa. O Uniq, com design lindo e sofisticado, é a companhia perfeita para você passar o dia a dia com sua bebida preferida ao lado, deixando seu Cold Brew frio por até 7 horas. O copo térmico Moove, com capacidade de 590mL, é uma opção para sedes ainda maiores, mas o mesmo padrão de conservação térmica Termolar: 10 horas de bebida gelada para você!

Termolar, tudo que é bom dura mais!

Deixe um comentário